Descrição do Projeto
Nos últimos anos as doenças tropicais causadas pelos arbovírus acometeram a população brasileira em um nível preocupante, e o mosquito Aedes aegypti é vetor de importantes doenças, como dengue, zika e chikungunya. A dengue é a mais frequente das arboviroses que acomete o ser humano. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil tem o maior número de casos de dengue registrados no mundo. Como sintomas estão a febre, dores musculares, cefaleia, náusea e fadiga.
A chikungunya é uma doença febril aguda e tem como principal manifestação clínica as fortes dores nas articulações, além de sintomas clinicamente semelhantes aos da dengue, tornando inviável a diferenciação entre as duas doenças apenas pela observação clínica. O zika vírus é um importante causador de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionados ao patógeno.
Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças tropicais por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, o diagnóstico molecular de faz importante.
O Painel de Arboviroses avalia de forma qualitativa a presença dos três vírus em um único teste, contribuindo para a escolha de um tratamento adequado, além de ser importante nos estudos epidemiológicos para analisar a distribuição da infecção dentro das populações.
Painel de Arbovíroses
| Dengue, Zika e Chikungunya