Descrição do Projeto
Tuberculose
A tuberculose, causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, é uma das principais fontes de mortalidade por um único organismo. Ela continua sendo um problema de saúde pública, pois é considerada a 4ª causa de mortes por doenças infecciosas, concentrada em populações vulneráveis como pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/aids).
O aumento da Tuberculose (TB) Multi Droga Resistente (MDR) é uma questão globalmente alarmante. MDR-TB é definida como uma Tuberculose que é resistente a pelo menos rifampicina e isoniazida, as duas mais poderosas drogas de primeira linha. Com o objetivo de prevenir a propagação da TB resistente e oferecer a terapia mais apropriada, a detecção rápida e direta da MDR-TB é mandatória.
O exame é baseado na tecnologia de PCR e DNA-STRIP que permite a detecção do complexo M. tuberculosis e sua resistência contra rifampicina e isoniazida diretamente de amostras clínicas.
TB Extensivamente Resistente (XDR-TB) é definida como uma MDR-TB com resistência adicional a fluoroquinolonas e a um agente de segunda linha (Amicacina, Canamicina ou Capreomicina). O diagnóstico e tratamento da XDR-TB é ainda mais desafiador uma vez que as cepas deixam os pacientes praticamente sem opções de tratamento.
Tuberculose e Resistência à Drogas de 1ª Linha
- Tuberculose e Resistência à Drogas de 2ª Linha
Hanseníase Identificação e Resistência à drogas
Genotipagem Complexo NTM
Hanseníase
Mesmo que se pense que a hanseníase tenha sido erradicada, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 3 milhões de pessoas sofrem com as consequências a longo prazo.
A lepra ou hanseníase, também conhecida como doença de Hansen, é uma doença infecciosa crônica, causada por Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente em forma de bastão. Os bacilos afetam a pele, mucosas, nervos periféricos, olhos e órgãos internos e, em alguns casos, os gânglios linfáticos. O tempo de incubação da doença pode levar até 20 anos ou mais.
O exame realizado é o primeiro sistema comercial de testes de genética molecular para a detecção de Mycobacterium leprae, garantindo um resultado rápido e confiável para a identificação de M. leprae e suas resistências antibióticas à rifampicina, ofloxacina e dapsona em poucas horas.
A detecção da doença através do diagnóstico molecular, possui resultados precisos e ocorre em poucas horas, possibilitando que o tratamento seja iniciado o quanto antes, além de potencializar a diminuição do contágio.