Descrição do Projeto
As infecções respiratórias agudas, conhecidas também como síndromes gripais e resfriados ou viroses, são as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos e adultos em todo mundo.
As infecções virais respiratórias por muitos anos foram subestimadas pela falta de costume em solicitar um diagnóstico laboratorial. Realizar o tratamento sem diagnóstico preciso pode induzir ao erro, ou mesmo, agravar a situação do paciente quando se espera a evolução da doença para observar novos sinais ou sintomas.
Pacientes pediátricos, imunocomprometidos e idosos demoram ainda mais no desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos que podem ajudar na diferenciação e tratamento, cursando com piores prognósticos e aumentando a mortalidade.
PAINEL RESPIRATÓRIO
O diagnóstico molecular precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A rapidez no diagnóstico é essencial para o médico ter a chance de mudar para um melhor desfecho clínico de infecções virais caudadas por SARS-Cov-2, H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus e etc.
O diagnóstico clínico pode ser complementado com exames laboratoriais, principalmente na fase inicial da sintomatologia, ou mesmo identificação de contactantes nos casos de doenças de fácil transmissibilidade e alta mortalidade, como a COVID-19.
No OX360, você pode escolher fazer o exame PR24, onde é detectado até 24 agentes causadores das infecções respiratórias, ou o PR4, que detecta 4 agentes como Coronavírus SARS-Cov-2, Vírus Influenza A, Vírus Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório.
O teste molecular aumenta a sensibilidade, especificidade e capacidade de diagnóstico, possibilitando fazê-lo em poucas horas e salvando vidas por permitir, quando aplicável, o tratamento específico precocemente.
RT-PCR COVID-19
Apesar de um resultado em poucos minutos, os testes rápidos que detectam os anticorpos (amplamente utilizados) podem apresentar falsos resultados, sendo assim considerados testes de triagem.
Os ensaios moleculares apresentam alta sensibilidade e especificidade, possibilitando fazê-lo em poucas horas e direcionando o paciente a uma melhor prescrição medicamentosa, e isolamento para impedir a proliferação do vírus.
O teste molecular no caso do diagnóstico para a infecção do SARS-CoV-2 é considerado padrão ouro pela ANS e deve ser realizado idealmente no início dos sintomas.
PROTECT COVID
Painel Respiratório | 24 alvos
Mini Painel Respiratório | 4 alvos
RT-PCR Covid-19
Protect Covid