Descrição do Projeto
MENINGITE
A meningite e a encefalite são inflamações no sistema nervoso que podem gerar graves sequelas e que são responsáveis pela morte de milhares de pessoas todos os anos. A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou por processos não-infecciosos, como lesões ou tumores, e a encefalite por bactérias, protozoários e mais de 100 tipos de vírus.
Por isso, um diagnóstico rápido e preciso não é apenas uma questão de comodidade. É uma questão de saúde pública que pode salvar vidas.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as camadas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos microrganismos, incluindo as bactérias.
A meningite bacteriana pode ter uma evolução rápida e fatal se não for tratada adequadamente. O tratamento tardio pode resultar em sequelas como danos cerebrais, perda de audição e visão, amputação de membros, além de elevar os custos hospitalares.
As análises de microscopia e bioquímica do líquor (LCR) direcionam se a meningite é bacteriana, mas não identificam o patógeno. E a cultura do LCR é uma técnica que demanda tempo e não atende a urgência desse tipo de diagnóstico.
Exames de Biologia Molecular permitem que os microrganismos sejam identificados de maneira rápida e precisa, portanto, são fundamentais para a recuperação do paciente.
Por isso, um diagnóstico rápido e preciso não é apenas uma questão de comodidade. É uma questão de saúde pública que pode salvar vidas.
ENCEFALITE
A encefalite viral é um desafio em seu diagnóstico e manejo clínico, pela heterogeneidade sua apresentação e possíveis causas. Trata-se de uma síndrome motivada por uma inflamação (infecciosa ou não) do parênquima encefálico associada à disfunção neurológica. Esse termo amplo se traduz, na apresentação clínica, por estado mental alterado, seja por redução do nível de consciência, por letargia, mudança de personalidade ou comportamento anormal, convulsões e/ou sinais neurológicos focais, por vezes acompanhados de febre, náuseas e vômitos.
Das crianças hospitalizadas com encefalites, aproximadamente 40% necessitam de cuidados intensivos, com um permanência média de 16 dias.
Nos Estados Unidos, a média estimada de fastos com a hospitalização varia de 58 mil a 89 mil dólares por paciente com encefalite viral. Neste país, são aproximadamente 6 mil hospitalização por ano com esse diagnóstico, estimando-se um custo anual de 350 a 540 milhões de dólares.
A encefalite viral é uma emergência aguda e potencialmente fatal que requer avaliação e intervenções imediatas, assegurando-se a estabilização cardiorrespiratória e o controle das crises convulsivas, nos casos em que isso se faz necessário.
Painel de Encefalites Virais
| 11 alvos
- Painel de Meningite Bacteriana
| 3 alvos
Painel de Meningite e Encefalite
| 14 alvos